terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Até dia 7

Fortunati espera solução para caso Andrade Gutierrez-Banrisul até o dia 7

Se não houver acordo até a vinda de técnicos, entidade pode dar ultimato

Fortunati espera solução para caso Andrade Gutierrez-Banrisul até o dia 7 Adriana Franciosi/Agencia RBS
O imbróglio entre Andrade Gutierrez e Banrisul fez com que a visita de 45 integrantes da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) ao Beira-Rio, marcada para o próximo dia 7, tomasse contornos de tensão. Preocupada que a comitiva, encabeçada pelo gerente da Fifa no Brasil, Fúlvio Danilas, encontre o cenário de indefinição que se aprofundou após a nota da construtora, a prefeitura chegou a propor, nesta segunda-feia, que o encontro fosse postergado. A Fifa, porém, manteve a agenda.
— Se eles não aceitaram modificar, é porque acreditam no projeto (de reforma do Estádio Beira-Rio) — acredita o secretário municipal da Copa, João Bosco Vaz.
No encontro, a entidade vai passar em revista a preparação da cidade para a Copa. Foram convocados integrantes de governo do Estado e prefeitura nas áreas de segurança, trânsito e obras, além de representantes do setor hoteleiro. A entidade pediu, também, a presença de três integrantes do Inter e outros três funcionários da Andrade Gutierrez, que já montou seu QG na Capital, no Morro Santa Tereza.
A reunião foi marcada no dia 13 e integra uma programação da entidade para todas as cidades-sedes.
Mesmo que a visita da Fifa seja de rotina, a avaliação entre integrantes do Estado e do município é de que, quando a equipe de Danilas desembarcar no aeroporto Salgado Filho, na noite da próxima terça-feira, será preciso ter algum avanço na retomada das obras do Beira-Rio para relatar aos visitantes.
— Se não tivermos definição no dia 7 por parte do Inter e AG, talvez a própria Fifa anuncie algo, dando limite para que as coisas aconteçam. Teremos um prazo, coisa que até hoje a Fifa se negou a dar — previu o prefeito da Capital, José Fortunati.

Entenda o impasse:
Qual a data limite para Beira-Rio terminar as obras?
31 de dezembro de 2013 é o prazo atual fixado pela Fifa.
Existe data definida pela Fifa para reinício da obra, sob pena de excluir Porto Alegre?Ontem, o diretor de comunicação do COL disse, na Suíça, que Inter e Andrade Gutierrez têm até a próxima sexta-feira para resolver o imbróglio da assinatura de contrato. Conforme as informações repassadas à entidade pelo Inter e pela Andrade Gutierrez, a reforma pode ser feita em 18 meses _ ou seja, teria de se iniciar até junho. A visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, à Capital está marcada para setembro.
Seria possível o Beira-Rio trocar de empreiteira?
Tecnicamente, sim, já que o contrato com a Andrade Gutierrez não foi assinado. Porém, a 22 meses do prazo de entrega, o tempo ficaria curto para iniciar a negociação de uma nova parceria. Além disso, em 2011 o clube esteve por cerca de 45 dias aberto a propostas, mas a Andrade Gutierrez foi a única empresa a formalizar proposta.
Quem decide se a Copa poderia ir para a Arena?
O COL assegura que a responsabilidade de indicar outro estádio para substituir o Beira-Rio é da cidade-sede _ prefeitura da Capital e governo do Estado. As duas instâncias governamentais teriam de submeter a Arena ao COL e à Fifa, com um planejamento de uso na Copa.

Nenhum comentário :

Postar um comentário