domingo, 29 de junho de 2014

Com golaço de James Rodríguez, Colômbia faz história na Copa do Mundo


Meia do Mônaco marcou duas vezes

Equipe que mais encantou nesta Copa do Mundo, a Colômbia fez mais um vitima neste sábado. Jogando no Maracanã, os colombianos deram uma aula de futebol e derrotaram os uruguaios por 2 a 0. Nome do jogo, James Rodríguez marcou os dois gols da seleção colombiana, o primeiro uma pintura. De quebra o meia se tornou o artilheiro isolado do mundial com 5 gols e 4 jogos.

Com a vitória a Colômbia chega pela primeira vez na história em uma fase de quartas de final, o adversário será o Brasil que derrotou o Chile nos pênaltis, após empate em 1 a 1.

O Jogo:
Diante de um Uruguai que não tinha forças para ser campeão ou sequer manter a pegada de 2010. Forlán, o craque da Copa da África do Sul, foi apenas uma sombra da geração que parece ter chegado ao fim de seu ciclo. E que pelo caminho encontrou colombianos envolventes, de belo toque de bola. Uma ode ao futebol. Foi, de início, quase um ataque contra defesa.

Cuadrado e James Rodríguez faziam a bola girar de pé em pé no gramado do Maracanã, sem medo da força uruguaia. Sem sequer tomar sustos com o Fantasma de 50. A posse de bola colombiana atingia os 70%. Zuniga tentou um chute de longe, bem defendido por Muslera. O Uruguai se ressentia no estádio onde alcançou seu maior feito. O gol parecia questão de minutos. E foi. Na base do talento. 

James Rodríguez faz pintura no Maracanã
Aos 27 minutos, James Rodríguez recebeu a bola de costas para a grande área. Decidido a assumir o protagonismo que a história lhe dera, deu belo giro e, sem deixar a bola cair, mandou uma bomba para o gol. Muslera, verdade, até tocou nela. Mas ela também beijou trave, chão e rede. Gol da Colômbia. Gol não. Golaço de Rodríguez. 1 a 0.

Sem alternativas e para manter a sobrevida, o Uruguai foi à frente. Arévalo, Forlán, Cavani. As velhas caras de 2010. Mas cansadas. Mais pesadas com quatro anos nas costas. Ressentidas da falta da velocidade e agressividade de Suárez. O Uruguai, ainda no primeiro tempo, estava entregue. Parecia abatido com a suspensão de seu melhor jogador. O espírito aguerrido declarado fora dele não entrou em campo. E Cavani apenas assustou em uma cobrança de falta, próxima à área.

Veja o golaço:

James de novo
Na volta para o segundo tempo, ficou claro que o tempo desta briosa geração uruguaia. Com apenas quatro minutos, Armero passou voando pelo lado esquerdo e cruzou na ponta direita para Cuadrado. De cabeça, ele ajeitou no capricho para o centro da área. James Rodríguez deu o golpe derradeiro no Fantasma de 50 e tocou para o gol. 2 a 0 para os colombianos. Fazia-se, de novo, história no Maracanã. 

Não havia, mesmo, mais o que esperar da Celeste. A Colômbia tocava a bola, mostrava a qualidade e paciência. O Uruguai, nervos à flor da pele, levantava bolas na área e, quando as chances apareciam, davam de cara com o goleiro Ospina. Foi assim em duas oportunidades com Rodríguez. Mas a esperança já havia se esvaído.

Na arquibancada, colombianos e brasileiros, então, se separaram. Provocaram-se, aos gritos, antecipando o duelo da próxima sexta-feira, pelas quartas de final da Copa do Mundo.

Assista aos gols da partida:

Ficha técnica:

Colômbia: Ospina, Zuniga, Zapata, Yepes e Armero; Sanchez, Aguilar, Cuadrado (Guarín) e James Rodriguez (Ramos); Martinez e Gutierrez (Mejía) . Técnico: José Pekerman.

Uruguai: Muslera, Caceres, Gimenez, Godin e Alvaro Pereira (Ramírez); Arevalo, Maxi Pereira, Gonzalez (Abel Hernandez) e Cristian Rodriguez; Forlan (Stuani) e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.

Gols: James Rodríguez aos 27 minutos do 1º Tempo e aos 5 minutos do 2º Tempo para a Colômbia.

Arbitragem: Björn Kuipers, auxiliado por Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra (Trio Holandês).

Cartões amarelos: Armero pela Colômbia; Giménez e Lugano pelo Uruguai.

Cartões vermelhos: Nenhum.

Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Data: Sábado, 28 de junho de 2014.

Horário: 17 Horas (Brasília).

Público: 73.804 pessoas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário