terça-feira, 29 de outubro de 2013

Membrana que cobrirá o Beira-Rio enfim está em Porto Alegre


Parte da estrutura já está no estádio

Futura cobertura luminosa do Beira-Rio( Foto: Divulgação Inter)
Parece que enfim está desvendado o mistério sobre o paradeiro da membrana que cobrirá a cobertura do estádio Beira-Rio. Muito se comentou e debateu sobre onde estaria e o motivo da estrutura ainda não ter chegado no estádio, já que a instalação da cobertura está em fase final.

Nesta segunda-feira (29/10), o mistério chegou ao fim. De acordo com o repórter da Zero Hora, Pedro Moreira, Quinze por cento da membrana já habitam o canteiro de obras do Beira-Rio, 60% viajam de navio desde a Tailândia e 25% se encontram em fase de finalização. Dos acessórios necessários para a instalação, 70% já desembarcaram em Porto Alegre e com isso o inicio da instalação da tão esperada membrana está próximo.

Alemanha foi inspiração para Membrana do beira-Rio

Membrana da cobertura do estádio de Stuttgart
(Foto: Fernando Balvedi / Arquivo pessoal)
A membrana luminosa não será exclusividade do Beira-Rio para a Copa. Em maio, a Hightex encerrou a instalação da membrana no Maracanã. A empresa também é responsável pelo material da Arena das Dunas, em Natal. Para as operações no Brasil, a companhia formou um ‘joint venture’ chamado SEPA Hightex Coberturas. Para assegurar o capital de giro, a empresa conseguiu um empréstimo de 250 mil euros. Somente a instalação da membrana no Beira-Rio, por exemplo, deverá movimentar um montante de R$ 10 milhões. Ao mesmo tempo, ainda que em fase financeira complicada, a companhia segue de olho em investimentos para a Copa de 2018, que será realizada na Rússia.

O embrião dessa ideia iluminada nasceu em 2007, já com o projeto Gigante para Sempre em andamento. Em agosto daquele ano, a agência Hype Studio apresentou para a Fifa o esboço daquele estádio sonhado. Segundo o arquiteto Fernando Balvedi, um dos sócios da empresa, ainda não havia a definição de qual material seria utilizado como revestimento do esqueleto de ferro. Partiram atrás de inspiração. O centelho veio com a visita de estádios alemães – reformados e modernizados para a Copa de 2006. A ideia casou com um material bonito e ainda de manutenção simples.

Nenhum comentário :

Postar um comentário