segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Por mudanças no calendário, Bom Senso F.C entrega dossiê a CBF


Presidente da entidade prometeu estudar o documento

J.Pernambucano, Seedorf, Cris, Dida e Paulo André entregam dossiê a CBF
(Marcelo D'Sants / ESPN)
O grupo Bom Senso F.C, criado por jogadores que atuam no futebol brasileiro com o intuito de convencer a CBF alterar o calendário do futebol brasileiro, teve um avanço importante nesta segunda-feira (07/10). Representados por Paulo André, Cris, Dida, Juninho Pernambucano e Seedorf, o grupo se reuniu com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin e com o vice-presidente da entidade, Marco Polo del Nero e após quase duas horas de reunião entregou um dossiê para ambos, com as cinco exigências dos jogadores para 2014. Os dirigentes da entidade se comprometeram a analisar o documento e com isso uma nova reunião deve ocorrer em cerca de duas semanas.

O movimento que contem mais de 800 jogadores, busca as seguintes no calendário do futebol nacional: 30 dias de férias; um período de pré-temporada adequado; o máximo de sete jogos a cada 30 dias; a implantação do fair play financeiro em 2015; e atletas, treinadores e executivos devem fazer do conselho técnico das competições e entidades. Baseado no futebol europeu, os jogadores buscam também que as datas Fifa sejam respeitadas, ou seja, não poderiam ocorrer jogos de competições nacionais em dias de amistosos ou competições Fifa, que a seleção brasileira participasse.

Marin aprovou movimento (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Em entrevista ao site da CBF, o presidente da entidade José Maria Marin, se mostrou satisfeito com a reunião e  com o bom senso dos jogadores.
- Gostei muito da reunião. Os jogadores se mostraram ponderados e com o entendimento de que algumas mudanças não podem ser feitas de um dia para o outro. O mais importante é que houve o consenso de que a CBF tem como maior objetivo fazer de tudo o que é possível em benefício do futebol brasileiro. Eles saíram daqui conscientes de que à CBF não cabe também uma decisão unilateral sobre os problemas abordados. O que torna necessária a discussão com todos os setores envolvidos, para que se chegue a uma solução que seja benéfica para o futebol brasileiro como um todo. - disse Marin.

Alem disso, Marin afirmou que já está tomando providencias junto aos presidentes das federações estaduais:
- Estou conversando com os presidentes das federações e solicitando o adiamento do início dos Estaduais, para que se encontre uma solução que consiga conciliar as necessidade dos jogadores, na sua preparação na pré-temporada, e dos clubes. - completou o presidente da CBF.

Elaborado em conjunto pelo Bom Senso F. C., Comissão de Atletas, Universidade do Futebol, o Grupo Futebol do Futuro e o advogado João Henrique Chiminazzo, o Dossiê tem 15 páginas com as cinco reivindicações dos atletas. O documento utiliza argumentos que contem números e dados de competições e clubes brasileiros na atualidade comparados com os da Europa.

Paulo André fala sobre encontro com a CBF (Marcelo D'Sants / ESPN)
Um dos representantes do grupo Bom Senso F.C, o zagueiro Paulo André, do Corinthians, falou sobre a reunião e sobre o dossiê.
- Entregamos este dossiê e eles ficaram de estudar. São cinco pontos em benefício do futebol brasileiro. Em duas semanas devemos ser convocados novamente para conversarmos e definirmos os objetivos e metas já para o ano que vem. A gente deixa a bola nos pés da CBF para que comecem a se posicionar e mostrem para todos essas atitudes. O movimento mostra saídas e soluções. É do interesse de todos que a gente melhore a qualidade do futebol apresentado no país. Temos visto eventos ruins e com algumas medidas podemos melhorar muito a curto e médio prazo essas condições. Torço para em duas semanas ter boas notícias - disse Paulo André, em nome do grupo.

Jogadores se reúnem com dirigentes da CBF (Foto: Bom Senso/Divulgação)
Após a reunião, o grupo publicou uma nota no Facebook, onde revela o tópicos abordados na reunião desta segunda.

Confira a nota na integra:

Bom Senso FC é recebido pela CBF

Nesta segunda-feira o Bom Senso FC, representado por uma comissão de atletas, foi recebido na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para uma reunião com o presidente da entidade, José Maria Marin. Cinco jogadores estiveram no local em nome do grupo: Paulo André (Corinthians), Dida (Grêmio), Juninho Pernambucano (Vasco), Cris (Vasco) e Seedorf (Botafogo).

No encontro, um dossiê foi entregue para os representantes da CBF. O documento trata dos cinco pontos levantados pelo Bom Senso FC:
1) Calendário do futebol nacional;
2) Férias dos atletas;
3) Pré-temporada;
4) Fair Play financeiro;
5) Representatividade nos conselhos técnicos.

A Confederação Brasileira de Futebol colocou que irá analisar o material e marcará uma nova reunião com o grupo em cerca de duas semanas.

Bom Senso Futebol Clube

Por um futebol melhor
para quem joga,
para quem torce,
para quem transmite,
para quem patrocina.

Por um futebol melhor para todos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário