quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Beira Rio x Arena


Beira Rio x Arena

Beira Rio


Beira-Rio entrará em uma nova era de modernização (ilustrações: by HypeStudio)



Capacidade: a capacidade do Estádio Beira-Rio para os jogos da Copa do Mundo será de 51.300 lugares. Depois da Copa, o Clube poderá estender até 56 mil  lugares, com algumas ações, como retirar as cadeiras localizadas atrás do gols, como fazem alguns estádios europeus. O Clube irá decidir então qual será a capacidade, sempre defendendo o máximo de conforto e segurança ao seu torcedor.
Estacionamento: além das vagas existentes, o torcedor poderá usufruir de um novo edifício-garagem que será localizado próximo à Avenida Beira-Rio, onde hoje estão os campos suplementares do Clube. O edifício terá aproximadamente 3 mil novas vagas para o torcedor. Além disso, toda a área do atual estacionamento será remodelada com um novo piso com premissa ambiental (com blocos de concreto e grama).


Edífico-garagem será erguido próximo à Avenida Beira-Rio

Acomodações: o torcedor terá mais espaço para se acomodar. Para se ter uma idéia, a profundidade do degrau da arquibancada para cada torcedor sentar passará de 60cms, em alguns setores, para 90cms, dando mais espaços para as pernas e a circulação. As cadeiras serão retráteis, ou seja, de abrir e fechar, também facilitando a circulação.



Cobertura: o Gigante receberá uma nova e moderna cobertura, construída em estrutura metálica, cobrindo todos os lugares do estádio, inclusive as rampas e os acessos aos portões. A nova estrutura, projetada em módulos, permitirá uma construção rápida e em etapas. Com isso, não haverá necessidade de interdição do estádio.


Moderna cobertura será instalada no Gigante

Anel de circulação: haverá um anel circundando todo o estádio, que servirá para circulação das pessoas também. Os torcedores de qualquer setor poderão se encontrar neste ambiente, antes e depois das partidas para confraternizarem.
Acesso ao setor inferior do estádio: os torcedores da parte inferior do estádio vão ter mais portões de acesso e com uma lógica mais moderna. Hoje, o torcedor entra no Beira-Rio na altura do primeiro degrau da arquibancada. Com a obra pronta, o torcedor subirá uma pequena escada até o nível central da arquibancada, podendo se deslocar pra cima, pra baixo ou para os lados. Isso vai fazer com que se diminua a circulação na frente das pessoas que já estão sentadas.


Acesso às arquibancadas será facilitado

Acesso ao setor superior do estádio: Os acessos não serão mais exclusivos pelas rampas. Haverá mais elevadores além de 16 novas torres de escadas.
Acesso às áreas vip: o torcedor que estacionar no edifício-garagem terá uma rampa coberta de acesso que sairá do edifício até o nível de acesso às áreas vip.


Rampa coberta permitirá acesso direto do estacionamento ao estádio

Evacuação rápida: com mais portões de acesso e uma lógica mais moderna, o Beira-Rio lotado poderá ser completamente evacuado em apenas oito minutos.
Restaurantes: haverá mais de mil metros quadrados de restaurantes voltados para o Rio Guaíba.
Bares: haverá mais bares localizados em todos os setores do Gigante.
Lojas: 44 módulos comerciais serão colocados à disposição dos lojistas para oferecer seus produtos aos torcedores.
Todo o estádio confortável: com o estádio totalmente coberto e cadeiras retráteis e de mesmo espaço em todos os setores, o Beira-Rio inteiro terá excelente conforto. Não haverá mais um lado que "seja mais ensolarado" ou "com mais espaço para as pernas", por exemplo.


Remodelação do estádio trará total conforto aos torcedores

Cadeiras vip: a parceira irá disponibilizar 5 mil cadeiras vip em setor localizado na social.
Suítes e camarotes: passam de 33 para 70 camarotes. Além disso, haverá 55 sky boxes, que serão construídos sob a atual laje de cobertura das cadeiras perpétuas.
Sanitários: a capacidade de sanitários para todos os públicos será quatro vezes maior.
Mais detalhes do projeto de modernização:

 

Arena





Gramado Natural (105m x 68m (previsto))
Capacidade 60.700 sentados (previsto)[1]
Construção
Data 2010 a 2012 (previsto)[2]
Custo 400 milhões (previsto)
Inauguração
Data 2013 (previsto)[2]
Recordes
Outras informações
Proprietário Grêmio
OAS (por 20 anos)
Administrador Grêmio
OAS (por 20 anos)
Arquiteto PLARQ Arquitetura - António Monteiro , Pedro Santos
Mandante Grêmio









 Com a previsão de entrega da Arena do Grêmio confirmada para dezembro de 2012, o clube parte, junto com a construtora OAS, para outras definições. Uma delas é sobre a capacidade do estádio. Inicialmente, o projeto anunciava 53 mil lugares, mas a intenção é ampliar para 60 mil. A decisão será junto ao Conselho Deliberativo, e a reunião está marcada para o dia 29 de agosto.
O presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, acredita que o aumento da capacidade será praticamente unânime. Mas, para isso, os custos das obras, que giram em torno de R$ 475 milhões, serão elevados.
— Não posso falar em valores, mas não aumenta muito — garantiu Antonini.






Foto: Omar Freitas


A avalanche
O local onde ficará a “avalanche” foi alvo de diversos questionamentos, pois contará com uma construção diferenciada. Os responsáveis pelo empreendimento relataram que nesta parte da Arena os degraus serão menores e, em jogos da FIFA, poderão receber cadeiras.
O uso dos camarotes por corporações foi ressaltado. O objetivo da empresa é aplicar um conceito bastante usado em arenas na Europa, onde estes espaços funcionam durante todo o ano e não apenas quando há eventos esportivos.
— Eles podem ser usados por empresas que não têm sede em Porto Alegre, como escritórios e salas de reunião, e nos dias de jogos como local de recepção a clientes e funcionários — explicou Eduardo Pinto.


Ambientalmente sustentável

O vice-presidente do Grêmio lembrou, durante a visita, que a Arena será o primeiro estádio ambientalmente sustentável do Brasil. Entre as preocupações, está o aproveitamento da água da chuva. Eduardo Antonini ainda destacou o cuidado com a cidade durante a construção. Os caminhões que circulam pelo canteiro de obras, por exemplo, têm, obrigatoriamente, os pneus lavados para não levarem lama para as ruas.





 

Nenhum comentário :

Postar um comentário