quinta-feira, 20 de junho de 2013

Forlán brilha, Uruguai vence Nigéria e fica muito perto da classificação


Diego Forlán tem grande atuação e é o destaque da vitória do Uruguai

Em jogo 100 pela seleção, Forlán comandou a vitória - (Foto: Reuters)
Uruguai e Nigéria se enfrentaram nesta quinta-feira, no fechamento da segunda rodada da fase de grupos da Copa das Confederações. Com grande atuação do atacante do Internacional, Diego Forlán, que fez um gol e deu uma assistência, os uruguaios venceram a Nigéria por 2 a 1 e ficaram muito próximos de garantir vaga na próxima fase da competição.

Já os Nigerianos se complicaram na competição, pois precisam vencer a Espanha, ou torcer por uma inesperada vitória do Taiti sobre o Uruguai.

Os Espanhóis lideram o grupo B da Copa das Confederações, com 6 pontos, a Nigéria é a segunda pelo saldo de gols, já que tem os mesmo 3 pontos do Uruguai.

O jogo:
Como já está virando praxe nas partidas que o Brasil não está presente na Copa das Confederações, o torcedor brasileiro tem escolhido as seleções de menor expressão para torcer, foi assim com o México na partida contra a Itália e com o Taiti nas duas partidas realizadas pela equipe.

No jogo de hoje o torcedor brasileiro não teve dúvidas ao definir a Nigéria como a seleção, à torcer. Desde o inicio da partida a torcida brasileira tentou empurrar os Nigerianos ao ataque, sendo com vaias no toque de bola uruguaio ou na comemoração de um desarme da seleção africana. Porem a seleção uruguaia parecia não se intimidar com a torcida brasileira e teve total controle da partida nos minutos inicias, criando diversas oportunidades de gol.

Sem conseguir ter efetividade nas conclusões, o Uruguai foi perdendo sua força inicial e a Nigéria passou a dominar as iniciativas. Os africanos, por pouco não abriram o placar em uma falha de Muslera. Após a cobrança de falta de Ideye, o goleiro tentou encaixar a bola e deixou-a passar, porem o goleiro se recuperou a tempo de evitar o primeiro gol do jogo. A jogada fez os nigerianos crescerem ainda mais na partida e comandarem as ações.

Porem a equipe Africana, assim como o Uruguaia quando vivia seu melhor momento na partida não conseguiu abrir o placar e foi castigada.

Em linda jogada, Uruguai abre o placar
Lugano abriu o placar para os uruguaios - (Foto: Robert Cianflone/Getty Images)
Aos 18 minutos da etapa inicial, Forlán cobrou escanteio na área e a defesa nigeriana afastou, a bola caiu novam,ente nos pés do atacante, que dessa vez cruzou rasteiro na pequena área, Cavani meio sem querer fez o corta-luz e Lugano livre só empurrou para o gol.

O gol foi o melhor de Lugano na noite desta quinta-feira, violente o zagueiro cometeu muitas faltas e ainda por cima tomou um drible desconcertante no gol da seleção nigeriana.

Mesmo com o gol sofrido, a seleção da Nigéria não se abateu e seguiu jogando melhor que os uruguaios. Que tocavam a bola tentando administrar o resultado parcial.

A postura da Nigéria foi recompensada aos 36 minutos, quando Mikel após linda tabela do ataque nigeriano, marcou um golaço.

Em jogadaça individual, Mikel empata a partida
Mikel comemora golaço marcado - (Foto: Clive Mason/Getty Images)
O gol de empate nigeriano veio com uma ajudinha do zagueiro Lugano. Após bela troca de passe na entrada da área do Uruguaia, Mikel recebeu já dentro da área e deu um drible curto em Lugano, que ficou só olhando o camisa 10 colocar a bola de perna esquerda no ângulo, de Muslera. Fazendo a torcida brasileira explodir.

Um golaço, o primeiro de Mikel na competição, o destaque é que o camisa 10 da Nigéria, onde é meia, atua de volante no Chelsea.

Veja o golaço de Mikel:


A Nigéria por pouco não conseguiu a virada no minuto final da primeira etapa. Após cobrança de escanteio,  Ideie subiu com a defesa e cabeceou a bola por cobertura, Muslera deu um tapara evitando que a bola entrasse no ângulo.

Forlán comemora 100 jogos pelo Uruguai com um golaço
Forlán marcou um golaço na vitória do Uruguai
 (Foto: Clive Mason/Getty Images)
A segunda etapa começou como terminou o segundo, com os nigerianos melhor postados em campo. Porem quem apareceu foi o atacante do Internacional. Em seu jogo de número 100 com a camisa uruguaia, feito inédito, Diego Forlán, que já havia dado assistência no primeiro tempo para o gol de Lugano, apareceu novamente.

Aos 6 minutos, pela primeira vez na partida o trio do ataque uruguaio resolveu aparecer. Luis Suárez roubou a bola no meio de campo e tocou para Cavani, que rolou para Forlán da esquerda soltar uma bomba no ângulo, sem chances para o goleiro Enyeama. Foi o 34ª gol de Forlan com a camisa uruguaia, ele superou Suárez que tinha 33, se tornando o maior artilheiro da seleção.


Veja como foi o golaço de Diego Forlán:


Com o segundo gol, a seleção uruguaia se retrancou e passou a jogar nos contra-ataques. O técnico Óscar Tabárez promoveu a entrada do zagueiro Coates, no lugar do atacante Luis Suárez, que não fazia boa partida. Na primeira jogada do zagueiro ele já deu uma entrada forte em Musa e recebeu o cartão amarelo.

Na cobrança o mesmo Coates conseguiu afastar o perigo de cabeça. A partida seguiu assim até o final, com a Nigéria tentando pressionar, mas consistente na defesa impediu que os Africanos chegassem ao empate.

Forlán com os premios da partida - (Foto: Twitter oficial de Forlán)
Após a partida, o atacante Diego Forlán foi escolhido pela FIFA como o melhor jogador da partida e de quebra, alem de levar o troféu de homem do jogo, levou a bola do jogo.

Com a vitória, a seleção Uruguaia encaminhou a classificação para as semifinais, precisando apenas realizar a lógica de vencer o Taiti. A partida acontece no próximo domingo (23/6), às 16 horas, na Arena Pernambuco. Já a Nigéria enfrenta a Espanha também no domingo, às 16 horas, no Castelão (CE).

Veja os melhores momentos da partida:



Ficha técnica da Partida

Uruguai: Muslera; Pereira, Lugano, Godín e Cáceres; Arévalo Ríos, González, Rodríguez e Forlán; Suárez (Coates) e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez

Nigéria: Enyeama; Ambrose, Oboabona, Omeruo e Echiéjilé; Ogu (Mba), Ogude, Mikel e Musa; Ideye (Akpala) e Oduamadi (Babatunde). Técnico: Stephen Keshi.

Gols: Lugano, aos 18 minutos do primeiro tempo; Forlán, aos cinco minutos do segundo tempo para o Uruguai e Obi Mikel, aos 36 minutos do primeiro tempo  para a Nigéria.

Arbitragem: Bjorn Kuipers (Holanda) , auxiliado por Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (ambos da Holanda).

Cartões amarelos: Babatunde e Akpala pela Nigéria; Coates e Lugano pelo Uruguai.

Cartões vermelhos: Nenhum.

Local: Estádio Fonte Nova, Salvador.

Data: 20 de junho de 2013.

Horário: 19 horas (Brasilia).

Público: 26.941


Nenhum comentário :

Postar um comentário