segunda-feira, 30 de junho de 2014

Nos pênaltis, Costa Rica vence Grécia


Costa Rica encara Holanda nas quartas

Sensação deste mundial a Costa Rica fez história neste domingo, jogando em Pernambuco contra a Grécia os costa-riquenhos conseguiram a inédita classificação para as quartas de final da Copa do Mundo. Depois de sair na frente do placar com Ruiz aos 7 minutos do segundo tempo, a Costa Rica teve um jogador expulso na segunda etapa e levou o gol de empate de Sokratis aos 46 minutos.

Com um a menos os costa-riquenhos seguraram a pressão e levaram a decisão para os pênaltis, foi ai que Navas apareceu e defendeu a cobrança de Gekas, fazendo o placar terminar em 5 a 4 para a Costa rica. Agora a tarefa será mais difícil, a Costa Rica irá encarar a Holanda nas quartas.

O jogo:

O primeiro tempo não proporcionou muitos lances de emoção. De um lado, Joel Campbell tentava driblar sozinho a zaga inteira do rival. Do outro, a Grécia até arriscava chutes de longe, mas sem complicar a vida do arqueiro adversária. A única real chance de gol saiu aos 36min: Holebas cruzou da esquerda e Salpingidis chegou batendo de chapa, mas o goleiro Keylor Navas fez milagre e defendeu com a canela.

Na volta do intervalo, no entanto, o jogo melhorou bastante. Logo no primeiro lance de ataque, os gregos por pouco não abriram o placar com Samaras, de cabeça, mas Navas agarrou bem no meio. A resposta costarriquenha veio pouco depois, e acabou sendo fatal.

Ruiz abre o placar
Aos 7min, Bolaños avançou pela esquerda a cruzou rasteiro em direção à meia-lua. A defesa grega virou "estátua" e apenas ficou olhando a bola passar até chegar a Bryan Ruiz, que tocou rasteiro, de esquerda, fraquinho, no canto do goleiro Karnezis - o arqueiro parecia ter olhado para a mitológica Medusa e virado pedra no lance.

Abalado pelo gol, o técnico Fernando Santos lançou Mitroglou no lugar de Samaris e Gekas no lugar de Salpingidis, mandando a Grécia toda para o ataque. Quase na sequência, Duarte fez falta dura, levou o segundo amarelo e foi expulso, deixando a Costa Rica com um a menos e recolocando os gregos na partida.

Depois disso, a equipe europeia tentou, tentou e tentou, rodando bola da direita pra esquerda, da esquerda para a direita, em profundidade, sempre passando pelo veterano Karagounis. Chegaram os acréscimos, e parecia que tudo estava perdido. Mas os gregos não desistem nunca.

Empate heróico
Aos 46 minutos, Gekas recebeu na área e virou batendo. Navas defendeu, mas deu rebote para Sokratis mandar de canela para o fundo da rede, fazendo explodir a torcida na Arena Pernambuco e levando o duelo para a prorrogação.

No tempo-extra, as duas equipes transpiravam tensão, já que era claro que quem marcasse dificilmente perderia o jogo depois. As melhors chances foram gregas, com o goleiro Navas praticando excelente defesa em chutes cruzados de Christodoulopoulos e Mitroglou, ambos na pequena área. Como o placar não mudou, no entanto, o jeito foi definir a vaga nos pênaltis.

Vitória nos pênaltis
Quem se deu melhor nos pênaltis foi a Costa Rica, que contou com o inspiradíssimo goleiro Navas para avançar. Ele defendeu a cobrança do experiente Gekas e garantiu o resultado para o time da América Central, que acertou todos os seus chutes e avançou. Borges, Bryan Ruiz, González, Campbell e Umaña marcaram para a Costa Rica, Mitroglou, Christodoulopoulos e Holevas para Grécia.



Texto: Francisco De Laurentiis/ESPN Brasil
Assista aos gols:

Ficha técnica:

Costa Rica: Navas; Umaña, Duarte e González; Gamboa (Acosta), Borges, Tejeda (Cubero), Bolaños (Brenes), Díaz e Bryan Ruiz; Campbell. Técnico: Jorge Luís Pinto.

Grécia: Karnezis; Torosidis, Manolas, Sokratis e Holebas; Samaris (Mitroglou), Maniatis (Katsouranis) e Karagounis; Christodoulopoulos, Salpingidis (Gekas) e Samaras. Técnico: Fernando Santos.

Gols: Bryan Ruiz aos 7 minutos do 2º Tempo para Costa Rica; Sokratis aos 46 minutos do 2º Tempo para Grécia. Pênaltis: Borges, Bryan Ruiz, González, Campbell e Umaña para Costa Rica; Mitroglou, Christodoulopoulos e Holevas para Grécia. Perderam: Gekas pela Grécia.

Arbitragem: Benjamin Williams, auxiliado por Matthew Cream e Hakan Anaz (trio australiano).

Cartões amarelos: Bryan Ruiz, Navas, Tejeda, Duarte e Granados pela Costa Rica; Manolas e Samaris pela Grécia.

Cartões vermelhos: Duarte pela Costa Rica.

Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE).

Data: Domingo, 29 de junho de 2014.

Horário: 17 Horas (Brasília).

Público: 41.242 pessoas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário