quarta-feira, 9 de julho de 2014

Romero brilha nos pênaltis e Argentina chega a final da Copa após 24 anos


Goleiro defendeu duas cobranças

A facilidade encontrada pela Alemanha para passar pelo Brasil na tarde de ontem não foi vista na partida entre Holanda e Argentina. Um duelo muito disputado e com poucas chances de gol, fez com que argentinos e holandeses sofressem por mais de 120 minutos, depois de empatar sem gol no tempo normal e na prorrogação, os argentinos levaram a melhor sobre a Argentina nos pênaltis e venceram por 4 a 2..

Com a vitória a Argentina garante vaga na final para enfrentar a favorita Alemanha, assim como na última vez que chegou a está fase, em 1990. Os holandeses enfrentarão o Brasil na disputa de terceiro lugar em um duelo que deve marcar a revanche do confronto, em 2010 os holandeses eliminaram o Brasil nas quartas.

O jogo:

Um primeiro tempo de muita marcação e pouca criação, assim foi o primeiro tempo de Holanda e Argentina. O duelo válido pela semifinal da Copa do Mundo começou muito estudado e com as equipes apostando na marcação pra chegar a vitória. Embora marcassem muito, as equipes eram leais, forma poucas faltas no primeiro tempo, apenas 10 e o cartão amarelo de Martins Indi por um puxão em Messi.

Falando no atacante argentino, foi dele a grande chance do primeiro tempo, em cobrança de falta sofrida por Enzo Peres, substituto de Di Maria, o camisa 10 chutou forte no canto de Cillessen que fez a defesa. Dai em diante as equipes apostaram na bola área para chegar ao gol, a Argentina dominou grande parte da primeira etapa. Os argentinos tiveram 53% da posse de bola, enquanto os holandeses ficaram com ela por 47% das vezes.

Com as bolas que eram alçadas na área, Romero e Cillessen iam se consagrando ao afastar todas de soco. Sem gols, mas com um bom jogo a primeira etapa terminou na Arena Corinthians.

Segundo tempo e nada de gols
A segunda etapa seguiu da mesma maneira que a primeira com as equipes se respeitando muito e atacando pouco. A primeira grande chance foi holandesa, em cobrança de falta de Sneijder para fora. A resposta argentina veio com Higuain que aproveitou cruzamento da direita e cabeceou para fora.

O gol parecia que não ia sair e as equipes trocavam passes, a Holanda tinha o domínio das ações, mas os gols não saiam, a melhor oportunidade veio nos minutos finais com Robben que fez fila na defesa Argentina e já dentro da pequena área foi desarmado. Pelo lado argentino a grande chance foi de Higuain que recebeu cruzamento da direita e de carrinho mandou na rede pelo lado de fora. O gol não saiu e pela sétima vez neste mundial uma partida foi para prorrogação.

Prorrogação holandesa
A prorrogação foi de total domínio da Holanda, todas as ações ofensivas da primeira etapa foram da laranja. Embora tenha criado dificuldades para defesa argentina, a equipe só assustou com Robben que em sua jogada clássica cortou para perna esquerda e chutou forte, mas no meio do gol, sem problemas para Romero.

Na segunda etapa o domínio começou com os holandeses, mas foram os argentinos que chegaram com perigo. Já no final do segundo tempo Palacio recebeu livre dentro da área e ao invés de esperara bola cair no chão, cabeceou para defesa fácil de Cillessen. Um minuto depois Messi passou por dois e cruzou para Maxi Rodríguez que de primeira mandou para o gol pra defesa de Cillessen. O gol não saiu e a decisão da vaga na final foi pra os pênaltis.

Romero brilha
Desta vez Van Gaal não colocou Krul para defender os pênaltis e não teve a mesma sorte que contra a Costa Rica. Romero brilhou, defendeu duas cobranças e colocou a Argentina na final. 

Na primeira cobrança Vlaar bateu e Romero defendeu. Frio como sempre Messi deslocou Cillessen e abriu o placar. 
Na segunda cobrança holandesa Robben deslocou Romero e empatou. Garay com uma bomba no meio do gols fez 2 a 1 para a Argentina, mas o goleiro hermano voltaria a brilhar. 

Na terceira cobrança holandesa Sneijder mandou no canto e Romero defendeu. Aguero mandou rasteiro e fez 3 a 1 para a Argentina. Kuyt ainda diminuiu, mas Maxi Rodríguez chutou forte no meio do gol, Cillessen ainda tocou na bola que bateu no travessão e entrou, o gol pôs a Argentina na final contra a Alemanha no domingo no Maracanã.

Os holandeses encaram o Brasil na disputa de terceiro lugar no sábado no Mané Garrincha.


Assista aos gols:

Ficha técnica:

Holanda: Cillessen; Vlaar, De Vrij e Martins Indi (Janmaat); Kuyt, De Jong (Clasie), Wijnaldum, Sneijder, Blind e Robben; Van Persie (Huntelaar). Técnico: Louis Van Gaal.

Argentina: Romero; Zabaleta, Demichelis, Garay, Rojo; Biglia, Mascherano, Enzo Perez (Palacio); Lavezzi (Maxi Rodríguez), Messi e Higuain (Aguero). Técnico: Alejandro Sabella.

Gols: Nenhum. Pênaltis: Robben e Kuyt marcaram para Holanda; Messi, Garay, Aguero e Maxi Rodríguez marcaram para Argentina; Vlaar e Sneijder perderam pela Holanda.

Arbitragem: Cuneyt Cakir, auxiliado por Bahattin Duran e Tarik Ongun (trio Turco).

Cartões amarelos: Martins Indi e Huntelaar pela Holanda; Demichelis pela Argentina.

Cartões vermelhos: Nenhum.

Local: Arena Corinthians, em Itaquera (SP).

Data: Quarta-feira, 09 de julho de 2014.

Horário: 17 Horas (Brasília).

Público: 63.267 pessoas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário