quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Grupo especializado nas obras do Beira-Rio, divulga nota de repúdio a Globo e RBS TV


Suposto rasgo na membrana da cobertura foi o motivo de discussão


Principal local de informações sobre as obras do estádio Beira-Rio, o grupo do Facebook, Beira-Rio, GigantePara Sempre, com mais de 50 mil membros, divulgou nesta quinta-feira, uma nota de repúdio a RBS TV e ao GloboEsporte.com, que divulgaram matéria falando de um suposto rasgo em uma das membranas da cobertura do Beira-Rio.

Na nota, o grupo revela que as reportagens dos veículos de informação não retrata o verdadeiro projeto e exceção das obras do estádio Beira-Rio.


COMUNICADO OFICIAL - NOTA DE REPÚDIO

referentes às reportagens sobre as membranas "rasgadas" ou "descosturadas" veiculadas pelo GloboEsporte e Jornal do Almoço no dia 4 de dezembro de 2013.

O grupo Gigante para Sempre, por meio de seus administradores e de maneira oficial, vem a público manifestar sua contrariedade com reportagens veiculadas nos órgãos de imprensa que não condizem com a realidade do projeto e da execução da obra de reforma do estádio Gigante da Beira-Rio.

Nosso foco exclusivo é a reforma do estádio, e ela acompanhamos de muito perto há mais de dois anos. Temos conhecimento e informação de sobra, e disponibilizamos A TODOS, de maneira pública e irrestrita, tudo o que possuímos. Assim como não temos e não queremos ter afiliação partidária/política mas ao mesmo tempo valorizamos o bom convívio entre diferentes , da mesma maneira tratamos os órgãos de imprensa. Procuramos atender a todos e buscar um clima de colaboração mútua, sem necessidade de levante de bandeiras ou ideologias.

Buscamos a sensibilidade de todos no entendimento que não possuir bandeiras ou afiliações é a bandeira mais difícil de se carregar. Procuramos nossa independência mesmo quando nossa tarefa é entrar na sala da presidência ou na obra em meio aos operários. E mesmo assim nosso trabalho tem sido reconhecido, tanto pelos representantes políticos do clube como pelos representantes da imprensa.

Surpreende a nós, contudo, apesar da quantidade de informação disponível e da nossa irredutível boa vontade em COLABORAR com todos, demonstrações públicas de falta de conhecimento sobre a obra de reforma do estádio Beira-Rio e seus detalhes. Quando vemos reportagens com tons alarmistas afirmando inverdades, nosso sentimento é de frustração e indignação.

Entendemos o trabalho árduo da imprensa na busca constante de informações que sejam de valia e importância, e com todos, procuramos ter um relacionamento de cooperação. Repudiamos veementemente qualquer tipo de sensacionalismo e inverdade. Entendemos que se nós conseguimos obter a informação, os órgãos de imprensa também podem conseguir. Procuramos e exigimos a ética e a responsabilidade na hora de divulgar informações. Quando não sabemos, perguntamos para os responsáveis pela obra e para especialistas. Quando recebemos explicações, procuramos disponibiliza-las de forma a não causar qualquer tipo de dupla interpretação. Quando ouvimos um boato, tratamos como tal até que este seja realmente confirmado. Quando achamos que uma membrana está rasgada, mandamos um drone tirar uma foto a um metro de distância do possível rasgão para confirmar. Quando alguém suspeita que a membrana está descosturada, pedimos explicações aos responsáveis pela obra. Se a pessoa responde dizendo que aquela não é nem costura e sim uma presilha temporária por a membrana está em processo de instalação ainda, esclarecemos a dúvida de maneira clara, mas não criamos um fato em torno disso. Acreditamos que isso se chame responsabilidade com a informação.

Não estamos pedindo que erros não se cometam. Estamos sim exigindo, em respeito a todos, que caso enganos aconteçam, que eles sejam retratados. Que a necessidade de se criar notícias nunca sobrepuje a busca pela verdade. Que se trate a informação com responsabilidade. Que se trate o leitor com respeito. Sabemos da necessidade da busca de fatos novos e relevantes, porém não acreditamos que haja necessidade de usar recursos como alarmismo e sensacionalismo, especialmente se a informação dada for uma inverdade. Nós, enquanto leitores desses veículos, esperamos credibilidade, ética e respeito. Enquanto geradores de informação, esperamos competência e responsabilidade. Acreditamos que não só um clube de futebol mas uma sociedade, um país inteiro melhor se faz assim.

Att,

Administração do Grupo Gigante para Sempre.


Confira as matérias citadas acima pela nota:
GloboEsporte.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário