quinta-feira, 19 de junho de 2014

Aránguiz brilha e Chile elimina Espanha da Copa do Mundo


Assim como em 2010, atual campeã cai na primeira fase

Assim como na última Copa do Mundo com  a Itália, a atual campeã do Mundo foi eliminada na primeira fase. Com uma atuação muito consistente o Chile dominou a seleção espanhola e venceu a atual campeã do mundo por 2 a 0, como já havia perdido na estreia para Holanda a Espanha está eliminada da Copa do Mundo no Brasil.

Um dos personagens da vitória chilena com um gol e uma assistência, o volante Charles Aránguiz mostrou para todo mundo o futebol que o consagrou na Universidad de Chile em 2012 e que vinha o tornando o xodó da torcida Colorada em 2014. Preciso na marcação e fulminante nas saídas de bola, Aránguiz brilhou ao lado de Vargas e Sánchez em mais uma vitória chilena.

Com a vitória o Chile divide a liderança com a Holanda que derrotou a Austrália por 3 a 2, perdendo apenas no saldo de gols para os holandeses. Na próxima segundo Chile e Holanda se enfrentaram para ver quem fica em primeiro, o segundo colocado será adversário do Brasil, caso a seleção vence Camarões.

O jogo:
Vergonha antes da bola rolar
Antes mesmo da bola rolar, os chilenos já chamavam a atenção, porem de forma negativa. Centenas de torcedores chilenos sem ingresso invadiram o centro de imprensa do Maracanã e acessaram as arquibancadas. A polícia e os seguranças contratados pela Fifa contiveram alguns e controlaram a situação. 

Primeiro tempo arrasador garante vitória
Dentro de campo, A Espanha precisava vencer para respirar na competição, enquanto o Chile poderia garantir sua classificação e ainda eliminar os campeões mundiais. Logo aos 2 minutos de jogo, Vargas foi desarmado pelo adversário antes de chutar, já na pequena área. Na cobrança de escanteio, Jara quase fez de cabeça.

A resposta espanhola veio apenas aos 15, quando Bravo saiu nos pés de Xabi Alonso em um bate-rebate na grande área. Mas aos 19 veio o primeiro golpe chileno. A bola foi roubada no meio de campo, passou por Sánchez, que acionou Aránguiz dentro da área. O volante colorado apenas tocou para Vargas, quase na pequena área. O camisa 11 dominou, tirou Casillas do lance e marcou um belo gol.

Aránguiz decreta eliminação
A Espanha assustou com Diego Costa aos 26, após concluir de primeira um cruzamento da esquerda de Alba. Porém, melhor na partida, o Chile ampliou no final do primeiro tempo. Aos 42, Sánchez bateu falta da direita, Casillas espalmou e Aránguiz, de bico, chutou de primeira para o fundo das redes.

Na volta do intervalo, Vicente Del Bosque trocou Xabi Alonso por Koke. A Espanha foi à frente. Aos 3, Diego Costa foi travado pela defesa quando se preparava para finalizar na grande área. Aos 8, o centroavante pegou o rebote de uma falta e cruzou de bicicleta. Busquets, livre, tocou de canela na bola e ela saiu pela linha de fundo.

Aos 17, Diego Costa deu lugar a Fernando Torres. Mas quem teve chance de marcar foi o Chile. Gutiérrez, que entrou na vaga de Aránguiz, chutou cruzado e o lateral-direito Isla fechou na área pela direita. Ele tocou de carrinho na bola, que subiu muito. Nos minutos finais, bateu o desespero na Espanha, mas a melhor chance foi um chute de fora da área de Iniesta. Os chilenos avançam, e "metem miedo".

Fim de uma era!
A derrota desta quarta alem de eliminar a seleção espanhola poe fim a uma hegemonia no futebol mundial, campeã das últimas duas Eurocopas e da última Copa do Mundo, a Espanha envelheceu, será o fim da geração de ouro?  Acredito que sim, Xavi, Iniesta, Sérgio Ramos, Casillas e cia não devem permanecer até a Copa da Rússia em 2018, assim como Vicente Del Bosque, o primeiro que deverá deixar a barca.

O que esperar das novas gerações? Difícil dizer, para muitos a Espanha ainda tinha muita lenha para queimar, porem na Copa das Confederações em 2013 e neste inicio drástico de Copa do Mundo, mostrou que seu tempo já passou. Agora fica nas mãos de Thiago Alcântara, Pedro e cia seguir os passos de glória deixados por esta geração.


Assista aos gols da partida:


Ficha técnica da partida:

Espanha: Casillas; Azpilicueta, Javi Martiíez, Sérgio Ramos e Jordi Alba; Xabi Alonso (Koke), Sergio Busquets, Iniesta e David Silva (Fabregas); Pedro (Santi Cazorla) e Diego Costa (Fernando Torres). Técnico: Vicende Del Bosque.

Chile: Bravo; Isla, Jara, Medel e Mena; Diaz, Aránguiz (Gutiérrez), Vidal (Carmona) e Silva; Vargas (Valdívia) e Alexis Sánchez Técnico: Jorge Sampaoli.

Gols: Vargas aos 20 minutos do 1ª Tempo e Aránguiz aos 43 minutos do 1ª Tempo para o Chile.

Arbitragem: Mark E. Geiger, auxiliado por Mark Sean Hurd e Joe Fletcher.

Cartões amarelos: Xabi Alonso pela Espanha; Mena e Vidal pelo Chile.

Cartões Vermelhos: Nenhum.

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Data: Quarta-feira, 18 de junho de 2014.

Horário: 16 horas (Brasília).

Nenhum comentário :

Postar um comentário