Costa Rica surpreende mais um campeão do Mundo
Em busca de sua quinta conquista de Copa do Mundo, que a tornaria a maior vencedora ao lado do Brasil, a Itália foi surpreendida por uma equipe muito bem postada taticamente e que tem seus talentos individuais. Assim como já viera a fazer diante do Uruguai, a Costa Rica dominou as ações do jogo e teve as melhores oportunidades da partida. Atacante jovem de muita velocidade Campbell deu trabalho para os italianos, sofreu uma pênalti não marcado pelo arbitro e criou diversas chances de gol. Porem o gol da vitória foi marcado pelo camisa 10 Ruiz de cabeça.
Com a vitória a Costa Rica que era considerada a orça mais fraca do grupo da morte, está classificada para a segunda fase. Com 6 pontos a equipe lidera o grupo D, Itália e Uruguai com 3 disputarão na próxima rodada quem fica com a segunda vaga. Um empate diante da Inglaterra garante os costa-riquenhos em primeiro lugar do grupo.
O jogo:
Domínio costa-riquenho
Depois de surpreender o Uruguai na estreia a seleção Costa Riquenha tentou nos minutos iniciais pregar mais uma "zebra" da Copa do Mundo. Logo a um minutos de jogo Bolaños arriscou de fora da área mas pegou fraco sem problemas para Buffon. Três minutos depois, após cobrança de escanteio Borges se antecipou a Buffon e cabeceou para fora, assustando os italianos.
Os minutos iniciais seguiam com amplo domínio da Costa Rica, após Marchisio recuar bola mal para Buffon e ceder escanteio para Costa Rica, quase que o primeiro gol sai. A bola foi cruzada direta pro gol e Buffon de soco conseguiu afastar. A grande chance italiana veio com Balotelli apenas aos 30 minutos do primeiro tempo, em um lançamento primoroso de Pirlo, o camisa 9 da Itália saiu cara a cara com Navas e tocou por cobertura, mas pegou muito mal na bola e mandou para fora.
Costa Rica pressiona e chega ao primeiro gol
No fim do primeiro dois lances mudaram a cara da partida, aos 43 após bola mal recuada para Chiellini e Campbell arrancou em disparada, invadiu a área e foi derrubado por Chiellini, o arbitro da partida Enrique Osses fez que não viu e mandou o lance seguir para indignação dos costa riquenhos. No minuto seguinte porem a Costa Rica chegou ao primeiro gol. Após cruzamento perfeito da esquerda, Ruiz subiu mais alto que a defesa e cabeçou alto, a bola bateu no travessão e no chão, graças ao recurso da tecnologia, o arbitro foi informado que a bola havia entrado. 1 a 0 Costa Rica e fim de primeiro tempo.
Segundo tempo de pressão italiana
Com a desvantagem do primeiro tempo a Itália deve de se lançar ao ataque nos minutos inicias e quase abriu o placar logo aos 7 minutos, Pirlo em cobrança de falta obrigou Navas a fazer grande defesa. A Itália seguiu tentando empatar a partida, mas sem muita efetividade.
O tempo ia passando e a Costa Rica administrava a vantagem conquistada no primeiro tempo, assim como contra o Uruguai jogava muito bem, tinha posicionamento, toque de bola que envolvia os italianos. A zebra, mostrava que não era tão fraca como todos diziam antes do mundial.
Cassano, Insigne e Cerci entraram, mas pouco criaram, dominados pela defesa da Costa Rica, os italianos não tinham força para chegar ao empate, no final do segundo tempo a Costa Rica ainda assustou em chute de fora da área que raspou a trave de Buffon, mas já estava definido 1 a 0 e segunda vitória da Costa Rica.
Assista ao gol da partida:
Ficha técnica:
Itália: Buffon; Abate, Barzagli, Chiellini e Darmian; De Rossi, Pirlo, Thiago Motta (Cassano), Marchisio (Cerci) e Candreva (Insigne); Balotelli. Técnico: Cesare Prandelli
Costa Rica: Navas; Diaz, Gonzalez, Unaña e Duarte; Borges, Gamboa, Bolaños e Ruiz (Brenes); Tejeda (Cubero) e Campbell (Ureña). Técnico: Jorge Luis Pinto.
Gols: Ruiz aos 44 minutos do 1º Tempo para Costa Rica.
Arbitragem: Enrique Osses, auxiliado por Carlos Astroza e Sergio Roman (Trio Chileno).
Cartões amarelos: Balotelli pela Itália; Cubero pela Costa Rica.
Cartões vermelhos: Nenhum.
Local: Arena Pernambuco, Recife (PE).
Data: Sexta-feira, 20 de junho de 2014.
Horário: 13 horas (Brasília).
Nenhum comentário :
Postar um comentário