terça-feira, 22 de julho de 2014

Agora é oficial! Dunga é o novo técnico da Seleção Brasileira


Técnico retorna a seleção após 4 anos


Agora é oficial, depois de muita especulação Carlos Caetano Bledorn Verri, o Dunga foi anunciado nesta terça-feira oficialmente como novo técnico da Seleção Brasileira de Futebol. Capitão do Tetra em 94, Dunga retorna ao comanda da seleção após 4 anos, em 2010 foi demitido depois da derrota para a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul.

O retorno de Dunga para a seleção brasileira já era dado como certo, desde a última quinta-feira, quando o repórter Wanderley Nogueira da Rádio Jovem Pan, afirmou que o técnico retornaria ao comando da seleção. A CBF não confirmava a informação e dizia que o anuncio do novo comandante só seria feito na manha desta terça-feira em entrevista coletiva do presidente Marin na sede da CBF no Rio de Janeiro e assim foi.

Pontualmente às 11 horas da manhã, a entrevista coletiva que contou com a presença de José Maria Marin, presidente da CBF, Marco Pollo Del Nero, vice-presidente da CBF, Gilmar Rinaldi, novo coordenador de seleções e Alexandre Gallo diretor das seleções de base, teve inicio e após fazer a formal abertura da entrevista, Marin anunciou que Dunga retornaria a seleção brasileira e os motivos da escolha.
"Ele demonstrou capacidade de dirigir a Seleção Brasileira através de números", diz José Maria Marín. 

Em seguida Dunga falou sobre seu retorno a seleção e respondeu a perguntas dos jornalistas.
"É um prazer estar aqui novamente. Uma felicidade imensa. Tenho que agradecer o convite e a confiança de Marco Polo Del Nero."

Questionado sobre qual seu objetivo na seleção, trazer o torcedor de volta ou atuar bem o técnico comentou. "Nós vamos dar sequência ao trabalho. A partir desta Copa do Mundo, não podemos fazer 'terra arrasada". Dunga anda completou que o Brasil representa muito pra o futebol. "O torcedor está machucado, mas vamos reconquistar ele através dos resultados, demonstrando que queremos fazer o melhor. Já temos um esboço, mas todos me conhecem. Não vou vender sonho, é uma realidade e que precisa de trabalho. Nada é definitivo, e precisamos conquistar a cada minuto. Há pessoas muito competentes. Não podemos achar que somos os melhores. Precisamos resgatar a capacidade. Mas não podemos não ter humildade de reconhecer que os outros trabalharam muitos anos para estar entre os melhores. Mas não podemos vender a ilusão de que as coisas são fáceis", concluiu.

Sobre sua relação com a imprensa, algo marcante na Copa de 2010 por discussões e até xingamentos a jornalistas, Dunga revelou que está tentando melhorar neste aspecto.
"Sou um ser humano e sei que eu tenho que melhorar muito no contato com as pessoas e, principalmente, com os jornalistas."

Em sua segunda passagem pela seleção, Dunga terá várias competições oficiais durante o ciclo até a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Serão duas Copas América — em 2015, no Chile, e em 2016, uma edição especial nos Estados Unidos —, as Eliminatórias da Copa, entre 2015 e 2017 e possivelmente a Copa das Confederações — na Rússia, caso o Brasil vença a Copa América de 2015.


Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, o técnico será Alexandre Gallo que comanda as seleções de base do Brasil.

Dunga terá seu primeiro desafio já no mês de setembro, ao todo serão 4 partidas em 2014. O primeiro duelo pode marcar o reencontro de Neymar e Zuñiga, no dia 5 de setembro em Miami, nos Estados Unidos, Brasil e Colômbia irão reeditar a partida das quartas de final desta Copa, na ocasião os brasileiros levaram a melhor e venceram por 2 a 1, por outro lado Neymar deixou a partida e a Copa do Mundo com uma fratura no processo transverso da terceira vértebra, após entrada violenta de Zuñiga.

O segundo amistoso do Brasil será contra o Equador no dia 9 de setembro, também nos Estados Unidos, porem em Nova Jersey. Em outubro o jogo mais esperado, Brasil e Argentina se enfrentarão no dia 11 em Pequim na China, no Superclássico das Américas.

No último mês do ano, a seleção encerra seu o calendário de 2014 enfrentando a Turquia no dia 12 em Istambul.


Passagem pelo Inter
Dunga retorna a seleção brasileira após ficar dois anos afastado das atividades de técnico, seu último trabalho havia sido no Internacional em 2012, quando conquistou o campeonato Gaúcho, mas foi demitido após ser derrotado por 3 a 1 para o Vasco da Gama no Rio de Janeiro e deixar a equipe Gaúcha na 10ª posição do Campeonato Brasileiro naquele momento, à sete pontos do Atlético-PR primeira equipe no G-4.

No Colorado Dunga disputou 52 partidas, com 26 vitórias, 18 empates e 9 derrotas, um aproveitamento de 59,61%.

Primeira passagem na seleção
No dia 24 de julho de 2006, a CBF anunciou a contratação de Dunga como técnico, seu primeiro trabalho até então. Substituindo Carlos Alberto Parreira após o Brasil ser eliminado pela França nas quartas de final da Copa do Mundo da Alemanha. Contratado para fazer uma renovação da seleção brasileira anunciou algumas mudanças em sua primeira convocação, para o amistoso contra a Noruega. Jogadores como Dida, Robertos Carlos, Adriano e Ronaldinho Gaúcho foram deixados de lado e nomes como os de Marcelo, ainda no Fluminense que hoje defende o Real Madrid, Jonatas que jogava no Flamengo, Dudu Cearense e Daniel Carvalho que estavam no CSKA da Rússia foram convocados, o amistoso terminou empatado em 1 a 1.

Campanha
No comando da seleção canarinho seu desempenho foi muito positivo em números, em 60 partidas o técnico obteve 42 vitórias, 12 empates e apenas 6 derrotas, um aproveitamento de 76,7%, conquistou a Copa América de 2007, a Copa das Confederações de 2009, foi líder das Eliminatória para Copa de 2010, foi terceiro colocado das Olimpíadas de Pequim e eliminado nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010.

Copa América
No ano de 2007 tendo atuações marcantes como o 6 a 1 sobre o Chile e a goleada de 3 a 0 sobre a Argentina na final da competição, gols de Julio Baptista, Ayala (contra) e Daniel Alves, o Brasil foi campeão da Copa América perdendo apenas na estreia para o México.

 

Olimpíadas
Em busca do inédito título das Olimpíadas Dunga teve um bom inicio, vitória de 1 a 0 obre a Bélgica, goleada de 5 a 0 sobre a Nova Zelândia e de 3 a 0 sobre a China. Nas quartas de final sofrimento, após empatar sem gols com Camarões no tempo normal vitória de  2 a 0 na prorrogação. Veio a semifinal contra a Argentina de Messi, Aguero, Riquelme e cia e o Brasil foi atropelado. 3 a 0, gols de Agüero (duas vezes) e Riquelme, de pênalti.  Na disputa do terceiro lugar o Brasil goleou a Bélgica também por 3 a 0. 



Copa das Confederações
Em 2009 foi campeão da Copa das Confederações com uma campanha impecável foram 5 vitporias em cinco jogos, a última delas ao derrota EUA por 3 a 2 na final, Luís Fabiano (duas vezes) e Lúcio balançaram as redes para o Brasil, enquanto Dempsey e Donovan descontaram para os americanos.

 .  

Eliminatórias
Liderou as eliminatórias para Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, campanha que ficou marcada pela vitória de 3 a 1 sobre a Argentina em Rosário, com direito a aplausos e gritos de Olé dos argentinos. Luís Fabiano (duas vezes) e Luizão marcaram os gols brasucas, Dátolo hoje no Atlético-MG descontou. 



Convocação
Na convocação para o Mundial, deixou de fora os prodígios Neymar e Paulo Henrique Ganso, que ao lado de Robinho formavam o trio mágico que encantou o Brasil atuando pelo Santos. Alem deles Adriano grande responsável pelo título Brasileiro de 2009 do Flamengo também ficou de fora, em seu lugar entrou Grafite do Wolfsburg que havia disputado apenas duas partidas com a seleção brasileira.


Derrota na Copa
Na Copa fez um trabalho razoável, após sofrer para vencer a Coreia do Norte na estreia, por 2 a 1. Depois derrotou a Costa do Marfim por 3 a 1 em partida marcada pelo gol de Luis Fabiano, onde ele ajeitou a bola duas vezes com a mão antes de mandar para o gol. Porem perdeu Elano, um dos destaques da seleção, que fraturou a perna após sofrer uma entrada violenta. Já classificado o Brasil não saiu do 0 a 0 com Portugal na última rodada da primeira fase.

Nas oitavas o adversário seria o Chile e em grande atuação o Brasil atropelou, 3 a 0 e show de bola. Nas quartas de final porem veio a eliminação, após fazer um grande primeiro tempo o Brasil saiu na frente com Robinho aproveitando lançamento primoroso de Felipe Melo, Kaká quase ampliou, mas o goleiro fez um milagre. No segundo tempo porem o Brasil dormiu, sofreu dois gols de cabeça um de Sneijder e outro de Felipe Melo contra, em saída errada de Júlio César, o volante ainda viria a ser expulso após pisar em Robben.

No dia 4 de julho de 2010, apenas dois dias depois da eliminação, Dunga foi destituído do cargo. Mano Menezes assumiu e depois deu lugar a Felipão.

Nenhum comentário :

Postar um comentário